You are hereEnteropatógenos e Microbiologia de Alimentos

Enteropatógenos e Microbiologia de Alimentos

Unidade de Ensino (Escola/Faculdade/Instituto):
Instituto Biomédico
Departamento:
MIP - Departamento de Microbiologia e Parasitologia
Coordenação:
Aloysio de Mello Figueiredo Cerqueira
Tipo:
Laboratório
Descrição do laboratório ou núcleo de pesquisa:

Enteropatógenos e Microbiologia de Alimentos. O estudo da epidemiologia e virulência de agentes bacterianos causadores de doenças de transmissão hídrica e alimentar, sua interface homem/animal e aspectos de sanidade humana e animal compõem a grande linha de atuação do grupo que permite a orientação de alunos desde a iniciação científica, trabalhos de finalização de curso e desenvolvimento de dissertações de mestrado e teses de doutorado. O instrumental de análise envolve desde protocolos convencionais de diagnóstico até técnicas modernas e rápidas imunológicas ou moleculares. Estudos sobre a qualidade microbiológica de dietas enterais utilizadas no Hospital Universitário Antônio Pedro, com identificação dos pontos críticos de controle e a adoção de medidas visando o emprego de formulações com a qualidade microbiológica desejada e permitindo a integração do Instituto Biomédico, Departamento de Nutrição e Hospital Universitário.

UF:
RJ